Vídeo aula animação 2-D com programas livres

       Nesse vídeo vamos aprender uma  técnica de animação em 2-D, para quem não sabe, animação 2-D  são com os desenhos feitos feitos a mão e geralmente possuem contorno e não exige programas especiais, existem várias formas de fazer animação 2-D , nesse vídeo vamos usar programas gratuítos, ou seja fazer animação de nível profissional sem gastar nada. A vídeo aula está em alta definição, mas se sua conexão for lenta vocẽ  vai  ver com baixa resolução, nesse caso você também poderá ver e baixar esta aula em Pdf, ou baixe o vídeo para seu computador.
       

KalilKraft 137 · COMENTÁRIO VINCULADO
bacana mas mto díficil!...


VC FARIA UM PEQUENO DESENHO ANIMADO PRA MIM SOB ENCOMENDA, VC É DE QUE ESTADO?

+Viviana Silva Olá Viviana posso fazer um desenho para você, envie detalhes para o email: simeaomarchiori@gmail.com moro no Paraná, abraço.

Carlos Magno Compartilhado no Google+ · 
Vc trabalha com isso?

Olá, trabalho sim.

Parabéns cara. Bom trabalho. Simples, mas eficiente. Abraço

legal  bom tutorial

Eu posso desenhar a  animação no paint?

Oi Nisia, qualquer editor de desenhos deve dar certo, pelo que sei do paint você não vai conseguir boa qualidade. abraço.

Interessantíssimo e Maneiríssimo seu trabalho, meus Parabéns! Linda a forma criativa e simples que você usou. Sou usuário Linux também, uso Ubuntu, às vezes fazia coisas mais simples como banners e edição de fotos utilizando Inkscape e Gimp. Estava a procura de um tutorial para me aprender fazer tirinhas de desenho, como um gibi, e seu vídeo apesar de ser para animação me ajudou muito, me ensinou uma maneira. Se servir para inspiração para você criar um outro video sobre tirinhas e gibi, ai vai a ideia. rs Que Deus continue o abençoando! Abraço FilipeWVS

muito bom cara assistindo esse video em 2015  mais ainda me admira sua simplicidade ao explicar. Parabêns!

Sem palavras! A cada dia que passa vejo antigos sonhos, como fazer animações, jogos, editar imagens, cada dia mais perto de se tornar realidade! Obrigado pessoal, vocês com suas aulas, nos permitem realizar sonhos aqui mesmo no Brasil!

o video esta muito bom porem acho que voce deveria grava-lo com sua voz para facilitar

Simeão, boa tarde! Gostaria de criar uma animação para minha empresa. você faz esse tipo de serviço ?

Olá, posso fazer, mande sua ideia para: simeaomarchiori@gmail.com

Olá! O Kdenlive por ser utilizado no Windows? Obrigada!

Olá Patricia, O Kdenlive não tem versão para Windows, exporte as imagens em png  e use o Movie Maker, ou qualquer outro editor de vídeo, todos são muito parecidos.

Dd Desenhos Compartilhado no Google+ · 9 meses atrás
qm gosto fala eu ai!!

Cara ajudou muito!!! INSCRITO+LIKE+FAVORITO

Sony Vegas serve também né ?

LEGAL VC DEZENHA SUPER BEM CARA MAS É DIFICIL PRA MIM E PRA QUEM TBM É NUBI !

Obrigado mesmo me ajudou muito cara.

Tem muito poucos Tutoriais em português desse programa.

OLA SIMEÃO EU QUERIA FAZER UMA ANIMAÇÃO DE NATAL MAS DESSA FORMA NAO ENTENDI COMPLETAMENTE HÁ JEITOS MAIS FACEIS DE FAZER A ANIMAÇÃO ? QUAIS ?

Muito bom, tipo, super indico!

Sensacional!!! Parabéns!!!

Dá pra fazer isso no Windows Move Maker... Eu já fiz. 

Manja E Muitooooo!!!

Vc trabalha com isso?

Pô, fazer essa vetorizarão em cada desenho!!! Vixi!!! Prefiro fazer a animação completa e contornar cada desenho sobre plástico de retroprojetor e escanear depois!!!  

Boa Demonstração, Prefiro usar o corel pra desenhar, mas esse Kdenlive é show de bola. Parabens pela iniciativa.

preciso de um programa omg n acho

kkkkkkkkk o rosto do boneco a pele é mais escura e o resto do corpo é mais claro mais ficou sensacional a video aula parabéns cara

como vc fez pra demonstrar o movimento? nao entendí onde vc clicou

Voçê E .... Muito Bom , Gostei do seu desenho , Mais esta mau explicado :|

ola tem interesse na vetorização de um desenho que fiz!!! alderi_fernandes@hotmail.com

Olá Simeão. Não sei nada dessa parte. Tenho um consultório de estética e gostaria de fazer uma paródia de uma música em animação.

Muito bom VC ensino direitinho sensacional parabéns muito bom

cara gostei muito bom,quero saber se tem o KdenLive para windows,pois tambem quero tentar fazer desenhos animados e meu sonho,vlw pelo video ajudou muito amigo.

Muito bom. Já sabia que fazer 1min demorava tipo 2h por aí, mas não conhecia programas. Muito difícil, mas irei tentar...

posso usar o Movie Studio Platinum (Sony Vegas) ao invés de Kdenlive?



Simeão tenho 11 anos e vou fazer animaçoes estilo horade aventura quando for maior! é meu sonho

oi simeão tenho 12 anos e quando for grande quero fazer desenhos animados e animes vi o seu video e acho que tem um grande talento e esse e um programa legal , ADOREI o seu video continue :))

boa noite simeão! estou precisando de um desenho animado mostrando o enchimento de uma caixa dágua,bóia e acionamento da bomba através do RELE REVERSOR AUTOMATICO Seria para demonstração do funcionamento do rele reversor. Se possível dê uma olhadinha nele aqui mesmo no youtube. Torcendo para que vc me atenda,e ainda que cv seja da grande São Paulo, agradeço

hum,eu uso o windows 8,tem Movie Maker pra ele?eu tinha baixado um mais não dava pra fazer animações com ele,so dava pra passar de foto em foto,não criava os movimentos,o camtasia studio serve?se não servi da uma dica de um bom programa para o windows 8,vlw obrigadão ai.

Simeão Marchiori 2 anos atrás
O movie maker também dá.

Cara, às vezes ao digitar a espessura do contorno em "Preenchimentos e Contorno", ela entra com o valor de 100.000 sem eu ter digitado esse número.. Sabe o porque?


Simeão Marchiori 2 anos atrás 
É por padrão
 
 

que dahora cara, vou tentar fazer um desenho, waleu einh

O outro programa que vc usa como se chama?

Parabéns cara! Ja fiz algumas animações bem simples com o Flash e até pelo Corel Photo Paint.. e agora estou desenvolvendo um trabalho onde preciso criar algumas animações que n sejam de nível profissional. Quais programas me indicaria? Obrigado e mais uma vez.. parabéns pelo seu trabalho!!

nossa você é muito bom nisso, achei muito complicado mas legal! :)

Caramba!!!! Muito bom!!!!! Gostei demais das explicações e do resultado final! Parabéns pelo seu talento!!!! Obrigada por compartilhar!!! Abraços!!!! Sabrina ;)

O programa de edição que vc usa como se chama?

Oi Gisele, qualquer editor de video deve funcionar, mas se por acaso ele não reconhecer imagens svg, exporte cada quadro em png.

Sabe, o que mais gosto de quem usa software livre? Explica da forma correta e sem embromação. Parabéns, belo trabalho.

Oi, Debora, o Kdenlive é só para Linux, não conheço outro que seja gratuito, mas com qualquer editor de vídeo dá pra fazer, todos funcionam do mesmo modo, é só se adaptar, abraço!

Ta bem esplicado mais mesmo asim é dificio, mais Vamos tentar VLW

Oi Péricles bem vindo, O Kdenlive não tem para Windows, mas você pode usar qualquer editor de video, até mesmo o Movie Maker, todos funcionam parecidos, e mãos à obra, Abraço!

Se o editor de video não reconhecer a imagem em SVG, você deve exportar cada quadro em PNG. No inkscape vá em: Arquivo>> Exportar em bitmap, feito assim o editor de video deverá reconhecer as imagens sem problemas. abraço.

Oi Sabrina, meu primeiro desenho, ( Bomba relógio) foi feito no corel, mas depois que usei o Inkscape, adeus corel, nunca mais usei. O processo é o mesmo, se você domina o corel, mãos à obra. abraço.

Eu consigo fz uma animação desenhando na raça frame por frame no flash O.o

Os programas que usei para esse tutorial foram o inkscape e kdenlive, mas voce pode usar similares.

Deixa eu te perguntar uma coisa, eu posso vetorizar com o Corel ou precisa ser com o Inkscape? Domino o Corel e creio que seria mais fácil pra mim.

Existe Kdeline para windows? qual editor eu posso usar se não existir?

Cara vc é muito foda, proficional, ja eu não sei si eu consiga fazer isso ai queria saber

CARA PARABÉNS VC É DEMAIS!


Parabéns! Ótimo tutorial!

Nesse tutorial eu uso o Ubuntu e os programa de desenho Inkscape e o editor de video Kdenlive baixe no Site: acima uma versão Live Cd, não precisa instalar no computador. abraço.

Cara valeu ajudou muito

valeu mano epa nenei

Oi Edder, O flash facilita bastante o trabalho de animação outro bom programa pra fazer animação é sinfyg, com ele é possivel iliminar boa parte do trabalho de criar imagens intermediárias.

É isso aí Tobi, estude bastante e espero que seu sonho se realize. Abraço!!!

Muito bom mesmo, gostei, parabéns

Muito Bom Parabens Pelo trabalho...Vou me escrever no seu canal

Bem vindo João, continue estudando que você chega lá. Abraço. Simeão